MÊS DE OUTUBRO
Os Romanos chamaram a este mês Outubro, porque era o que vinha em oitavo lugar quando ainda não existiam os meses de Janeiro e Fevereiro.
Depois que foram criados os meses de Janeiro e Fevereiro, já não ficou em oitavo lugar, mas conservou o mesmo nome, como aconteceu também com os meses de Setembro, Novembro e Dezembro.
É um mês outonal em que caem as folhas das árvores e em que as árvores entram num período de descanso ou de sono até à nova Primavera em que se renovam, e os dias continuam a ser cada vez mais pequenos e mais frios.
Na Liturgia da Igreja celebram-se Domingos Comuns e podemos assinalar como celebrações festivas :
* O dia mundial das Missões.
* O Dia de Acção Graças (Thanksgiving day) em alguns países.
* Santos Anjos da Guarda (dia 2).
* S. Francisco de Assis (4)
* Nossa Senhora do Rosário, (dia 7).
* Evangelista S. Lucas.(dia 18).
* Apóstolos S. Simão e S. Judas.(28).
* Todo o mês é consagrado como mês do Rosário.
MÊS DO ROSÁRIO
O mês de Outubro é tradicionalmente chamado o Mês do Rosário em virtude da festa do Rosário que é no dia 7 de Outubro.
Nos séculos XV e XVI houve uma grande promoção na devoção do Rosário, e a festa de 7 de Outubro está relacionada com a Vitória de Lepanto (na Grécia) dos Cristãos contra os Turcos e Muçulmanos no dia 7 de Outubro de 1571.
O crédito desta vitória foi atribuído ao Rosário.
Pio V (1566-1572), ordenou uma festa Mariana anual em honra de Nossa Senhora da Vitória.
Em 1573 Gregório XIII (1572-1585) permitiu que fosse celebrada a festa do Santo Rosário nas Igrejas que tivessem um altar de Nossa Senhora do Rosário.
Depois de uma outra vitória contra os Turcos e os Muçulmanos, o papa Clemente IX (1667-1669) estendeu a festa à Igreja Universal.
Em 13 de Outubro de 1917 foi a última aparição de Nossa Senhora em Fátima que se identificou como a "Senhora do Rosário" e a que depois nós acrescentámos "de Fátima".
Neste Mês de Outubro, ou Mês do Rosário vamos concentrar as nossas atenções e a nossa devoção a Nossa Senhora, meditando sobre o Rosário, na sua história, nas suas tradições, nos mistérios que nele se contemplam e na prática da reza do Rosário, ou ao menos de uma parte, isto é, o Terço, como devoção comunitária onde for possível, ou como prática familiar, ou ao menos como devoção pessoal.
John
Nascimento
VISITE PARTICIPE E DIVULGUE http://rosariopermanente.leiame.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário