A Igreja celebra em 3 janeiro a festa do Santíssimo Nome de Jesus; porque oito dias depois de seu nascimento, o Natal, São José o circuncidou e lhe colocou o nome de Jesus, conforme o Anjo tinha dito à Virgem Maria (Lc 1, 30-31)... E assim foi cumprido conforme a Lei de Moisés (Lc 2, 21).
O nome de Jesus foi dado pelo céu; tanto assim que o Arcanjo Gabriel o confirma em sonho a José (Mt 1, 20-21). Cabia ao pai dar o nome para o filho no costume judaico.
E o Anjo deixou bem claro a José a razão deste nome: porque ele salvará o seu povo de seus pecados. O palavra Jesus em Hebraico quer dizer Deus Salva ou Salvador.
A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus, já arraigada na Igreja desde os seus alvores, foi pregada e inculcada de modo particular por São Bernardo, por São Bernardino de Sena e pelos Franciscanos, os quais difundiram pequenos quadros trazendo as letras do Nome de Jesus. Em Camaiore di Luca, na Itália, começou-se a celebrar a festa, depois de aprovada para a Ordem dos Franciscanos (1530) e sob o pontificado de Inocêncio XIII (1721), estendida a toda a Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário