O esplendor de Deus dá a vida. Conseqüentemente, os que vêem a 
            Deus recebem a vida. Por isso, aquele que é inacessível, 
            incompreensível e invisível, torna-se compreensível e acessível para 
            os homens, a fim de dar a vida aos que o alcançam e vêem. Assim como 
            viver sem a vida é impossível, sem a participação de Deus não há 
            vida. Participar de Deus consiste em vê-lo e gozar da sua bondade. 
            Por conseguinte, os homens hão de ver a Deus para poderem viver. Por 
            esta visão tornam-se imortais e se elevam até ele. Como já disse, 
            estas coisas foram anunciadas pelos profetas de modo figurado: que 
            Deus seria visto pelos homens que possuem seu Espírito e aguardam 
            sem cessar sua vinda. Assim também diz Moisés no Deuteronômio: Nesse 
            dia veremos que Deus pode falar ao homem, sem que este deixe de 
            viver (cf. Dt 5,24)...
    Quem 
            desde o princípio nos dá a conhecer o Pai é o Filho, que desde o 
            princípio está com o Pai.As visões proféticas, a diversidade de 
            carismas, os ministérios, a glorificação do Pai, tudo isto, como uma 
            sinfonia bem composta e harmoniosa, ele manifestou aos homens, no 
            tempo próprio, para seu proveito. Porque onde há composição, há 
            harmonia; onde há harmonia, tudo acontece no tempo próprio; e quando 
            tudo acontece no tempo próprio, há 
            proveito.
    Por 
            esta razão, o Verbo se tornou o administrador da graça do Pai para 
            proveito dos homens. Em favor deles, pôs em prática o seu plano: 
            mostrar Deus ao homem e apresentar o homem a Deus. No entanto, 
            conservou a invisibilidade do Pai: desta forma o homem não 
            desprezaria a Deus e seria sempre estimulado a progredir. Ao mesmo 
            tempo, mostrou também, por diversos modos, que Deus é visível aos 
            homens, para não acontecer que, privado totalmente de Deus, o homem 
            chegasse a perder a própria existência. Pois a glória de Deus é o 
            homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus. Com efeito, se a 
            manifestação de Deus, através da criação dá a vida a todos os seres 
            da terra, muito mais a manifestação do Pai, por meio do Verbo, dá a 
            vida a todos os que vêem a Deus.
 
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