SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

PIERINA GILLI - A VIDENTE

PIERINA GILLI - A VIDENTE




  Nasceu em 03 de agosto de 1911, Pierina Gilli, na Itália, em Montichiari, região de Brescia, no vilarejo de São Jorge e ela morreu com cerca de 80 anos, em 12 janeiro de 1991 na localidade de Broschetti. Seu pai, Pancrácio Gilli , era um camponês. Sua mãe, Rosa Bartoli (morreu em 1962) criou os nove filhos na pobreza e no temor a Deus. Destes, três eram de um primeiro casamento e seis filhos de um segundo casamento após a morte do primeiro marido em 1918 como resultado da Primeira Guerra Mundial. Pierina foi a primeira filha de nove irmãos.


Foto: Pierina (foto à esquerda), junto com seus pais e irmãos do casamento da mãe.




  Nada de extraordinário foi a infância de Pierina. No entanto pertencia à categoria de almas privilegiadas pelo carisma das revelações privadas; almas caracterizadas pela simplicidade, a pobreza e o sofrimento. Sofrimentos que para Pierina estavam ligados num primeiro momento com a pobreza, a doença, a morte de seu pai, a internação em um orfanato e depois começou a sofrer, ela mesma a mensagem de Maria "Rosa Mística": oração, sacrifício e penitência. 
  O primeiro grande sofrimento foi quando aos sete anos ela viu seu pai voltar, debilitado por sua detenção, no final da Primeira Guerra Mundial. Ele voltou não para a ser a alegria da família, mas para morrer pouco depois no hospital.
  De 1918 a 1922 Pierina viveu no orfanato das Irmãs da Caridade, onde aos oito anos, ela recebeu a Primeira Eucaristia. Aos onze anos, teve de regressar à sua família: a mãe voltou a se casar e precisou da ajuda de Pierina, sendo a irmã mais velha, para cuidar dos menores e novos irmãozinhos.
  Aos doze anos sua família dividiu um casebre com outra família e Pierina teve sua  pureza ameaçada, sendo socorrida pela graça divina.
  Com 17 anos passou por uma crise, quando trabalhava em um estabelecimento, desviando-se do caminho da santidade, superando-a com a ajuda de seu Confessor, relembrando  compromisso de ser inteiramente de Deus.
  Aos 18 anos, cuidava das crianças na creche municipal e, um bom jovem propôs-lhe casamento, sendo provada por seu confessor. Foram dois meses para Pierina de grande crise interior, sendo depois confirmada sua vocação religiosa.




Foto: Pierina (a primeira de pé a esquerda da foto) com a mãe e o pai do segundo casamento.




Foto: Pierina (segunda da esquerda) com as suas 4 irmãs




  Aos vinte anos ela estava prestes a realizar seu próprio desejo e ser aceita entre as postulantes das Servas da Caridade, quando ela foi atingida por uma pneumonia (pleurite), seguida de longos meses de convalescença. Depois disso ela não estava em condições de disputar com as candidatas, pois o trabalho era forçado. Em vez disso, encontrou um emprego adequado às suas forças no Carpenedolo, como empregada doméstica do Padre José Brochini, que tinha uma mãe cega de oitenta anos de idade. Ali esteve até a idade de 26 anos, de 1931 a 1937. Foram para ela anos serenos, junto ao sacerdote e sua mãe anciã na oração, na meditação e na leitura espiritual.
  Com a morte da mãe do sacerdote, quis se despedir para seguir sua vocacão. Entretanto não foi possível, devido a sua frágil saúde.
Em seguida, esteve por dois anos como empregada doméstica em Brescia na Clínica "Villa Blanca" com as Irmãs da Caridade de Santa Antida Thouret.
  Aos 29 anos, não se sentindo apta ao serviço no departamento dos homens, se despediu e conseguiu ser aceita no Hospital Civil de Desenzano do Garda, onde prestou serviço as Servas da Caridade. Ali passou quatro anos, durante a Guerra, em relativa serenidade.



O PRIMEIRO PERÍODO DAS APARIÇÕES (1944-1949)
  Em 14 de abril de 1944, com a idade de 33 anos, Pierina Gilli entra no convento como postulante das Servas da Caridade e é enviada como enfermeira do hospital de crianças em Brescia. É o início de sua doença grave: meningite, relacionada com a primeira fase das aparições ocorrida no final de 1944 até o final de 1947.
  Ela permaneceu isolada na enfermaria de Ronco, inconsciente, recebeu os últimos sacramentos. Na noite de 17/12/1944, apareceu-lhe Santa Maria Crucificada Di Rosa, que passou uma pomada em sua testa e suas costas e a curou. Recuperada, em julho de 1945 volta ao serviço em Desenzano do Garda.
  Em 17/12/1945 a doença volta, suspeitando-se de meningite, otite e cálculo renal, sendo levada para o hospital de Montichiari.
  Sua saúde melhorou e em abril de 1946 voltou a exercer a enfermagem neste hospital. Na metade de novembro de 1946, surgiram fortíssimas dores e vômitos, sintomas de uma oclusão intestinal que exigia intervenção cirúrgica urgente.
  Na  noite de 23 para 24 de novembro apareceu-lhe novamente Santa Maria Crucificada acompanhada de Nossa Senhora com 3 espadas transpassadas no peito.
  No ano seguinte, Pierina sofreu  cólicas renais fortíssimas e cistite muito dolorosa e um colapso cardíaco. No dia 12/03/1947 entrou em estado de coma: mais foi curada como por milagre de Santa Maria Crucificada.
  No início de maio, iniciam-se as perseguições diabólicas, então Pierina, obedecendo a seu confessor e a Superiora e, confortada pelas aparições da Santa Crucificada, dorme no chão, sobre um cobertor, e jejua 3 dias por semana, a pão e água. Elas duram um mês, culminando no dia 1º de junho de 1947, com a visão do inferno. As 0315h  desta noite, ocorre a segunda aparição de Nossa Senhora com 3 espadas no peito.
  De 11 de junho a 12 de julho recebia quase diariamente a visita de Santa Maria Cruficada que a aconselhava e confortava.
  No dia 13/07/1947 acontece a aparição de Nossa Senhora com 3 rosas no peito: uma branca, uma vermelha e outra amarelo-ouro (Oração, Sacrifício e Penitência).
  No dia 06 de setembro, Nossa Senhora de branco com as 3 rosas apareceu a Pierina na capela da Casa Provincial das Servas da Caridade, em Monpiano.
  No dia 22 de outubro aconteceu o sinal miraculoso, na capela do hospital em Montichiari, quando Jesus deixou vestígios de seu Preciosíssimo Sangue, num crucifixo que Pierina recolheu num pano, que Nossa Senhora mandou deixar exposto por 3 dias. Depois disso Pierina foi examinada por médicos.
  Após isso, ocorreram 4 aparições na igreja de Montichiari:
1) 16/11/1947 - após a santa missa da manhã, estritamente pessoal;
2) 22/11/1947- tarde: enviou uma mensagem para o Papa, um segredo.
3) 7/12/1947- apareceu com Francisco e Jacinta;
4) 8/12/1947- visão do imaculado coração de Maria, a instituição da HORA DA GRAÇA, ao meio-dia de 8 de dezembro.


  A Igreja estava repleta de uma multidão e a reação das pessoas aos eventos foi positiva.  Também ocorreram algumas curas milagrosas. Mas Pierina começou um período duvidoso, como quando um navio é jogado pelas ondas, buscando um porto seguro. As autoridades da Cúria Bresciana foram muito severas com Pierina e impediram-na de ter contato com a população.  Ela foi levada para um lugar distante, em Brescia, e, posteriormente (23 ou 24 dezembro), por interesse do seu confessor Luigi Bonomini, foi hospedada pelo Instituto Feminino das Servas no Bairro Santa Cruz, onde permaneceu por três meses, sempre com o vestido de postulante.
  No início de janeiro 1948 foi chamada e interrogada pela comissão composta pelo Pe. Agostinho Gazzoli, o chanceler, que foi sempre contrário à autenticidade das aparições, D. Zani, D. Bosio, então bispo de Chieti  e D. Bosetti, então bispo de Fidenza. Ela também foi visitado por especialistas. Parece que a Comissão tinha opiniões contrastantes, por isso não conseguiu chegar a qualquer conclusão.  Pierina foi exortada a viver isolada, porém vestida com o hábito de postulante.  
 
No início de junho de 1948, foi acolhida por uma boa senhora, Martina Bonomi, que a levou para sua casa em Castelpocognano (Arezzo, Toscana, Itália central). Teve que não só retirar a roupa de postulante, mas também por pedido da Cúria, teve que mudar sua identidade, que aparece sob o nome Rosetta Chiarini. Ninguém devia suspeitar onde estava Pierina Gilli.       
 Ficou nesse exílio até final de novembro, muitas vezes sofrendo de cólica renal, tratada com tranquilizantes, mas sem  o médico intervir para que a sua verdadeira identidade  não fosse descoberta.
 
Ela sofreu muito, apesar de algumas aparições de Santa Maria Crucificada e da bondade e amabilidade da senhorita Bonomi.

  Ela voltou a ser chamada a Brescia para  novo interrogatório, no final de fevereiro de 1949, foi forçado a ficar em casa perto de sua mãe e da família, que estiveram envolvidos nas humilhações que Pierina teve de suportar de pessoas que zombaram dela como uma louca, histérica e iludida.  Com o objetivo de ser interrogada foi afastada durante quarenta dias em um local desconhecido, à disposição da Comissão examinadora.       
 
Irritada com a insistência com que os membros da Comissão queriam sua retratação, disse que estava pronto para dar a vida, e aceitar qualquer castigo para sustentar a verdade das visões da Virgem. No final, na presença do Bispo, foi proposta a jurar sobre o Evangelho. Ela jurou e assinou os papéis que tinham sido preparados. Provavelmente, o bispo, Dom Jacinto Tredici, não partilhou do parecer negativo da Comissão.  
  Pierina  escreveu em seu diário: 
 
"Monsenhor quando estava sozinho em sua sala,  tinha palavras de conforto, convidando para me manter boa e santa. Ele gostaria de saber quais as intenções que eu tinha. Eu disse, eu tenho problemas de saúde e não sei para onde vou. Ele me aconselhou a não ficar em casa de pessoas, mas seria melhor se afastar e ir para um convento ....
 
"Então, se buscou a muitos conventos. Fui rejeitada em cada casa, cada porta ... e meu nome era um terror ....  Ninguém me queria. "        
 Um grupo de pessoas piedosas se interessaram em me acomodar perto de um colégio, somente a Madre Superiora podia visitá-la, depois então provisoriamente fui hospedada no Convento das Irmãs Franciscanas do Lírio de Brescia, era 20 de maio de 1949. 
  Foram muitas doenças que a afligiram principalmente nos primeiros anos desta permanência. Ela não se tornou uma freira, mas foi viver no Convento em perfeita obediência. Neste período foi frequentemente visitada e consolada por Santa Maria Crucificada De la Rosa.  
 Pelo diário se nota que muito mais freqüentes foram os momentos de sofrimento devido às doenças, nem sempre com um tratamento médico, sendo que ao sofrimento físico se somaram os morais: incompreensões, erros de diagnóstico (um médico a considerou uma histérica), medo ser deixada na rua.
 
Então o Dr. Adolfo Battist, médico  de consciência, deu-lhe os cuidados necessários e ficou satisfeito ao testemunhar a força e paciência com que Pierina suportou tanta dor e humilhação causadas por uma doença mórbida, sofrida no período de 1951 ao início de 1953, com  a formação de inúmeros abscessos espalhados em várias partes do corpo, sendo necessárias umas quarenta grandes incisões com drenagem e medicamentos nas cavidades residuais.


P. P. GIUSTINO E A PREDIÇÃO CONDICIONADA.
  Outros sofrimentos de natureza moral  foram causados ​​pela relação com o confessor, Pe. Giustino Carpin, seu primeiro benfeitor para sua aceitação na casa. Imediatamente se criou uma situação paradoxal, que foi adiada por anos e anos. Santa Maria Crucificado aparecendo a Pierina disse, e posteriormente confirmou que o Padre Justino teria de ser seu confessor, devendo lhe dar confiança total, revelando todas suas experiências sobrenaturais, incluindo suas frequentes aparições e mensagens. E o Pe Giustino se mostrou intensamente cético, quando Pierina teve que revelar essas experiências que foram as suas  preocupações principais, deixando de lado a questão e não ajudando em nada.
 
Santa Maria Crucificada, em particular, muitas vezes tentou convencer o Pe Giustino para  pedir permissão a seus superiores para acompanhar Pierina a Roma e para expressar a mensagem  ao Papa comunicadas pela Virgem em Montichiari. A resposta do Pe Giustino foi sempre a mesma:  
  "Se Santa Maria Crucificada não fizer um milagre, eu não assumo qualquer responsabilidade". 
  Sempre se recusou a acompanhar Pierina para Roma para entregar o segredo ao Santo Padre recebido da Virgem.      
 
Em 15 de maio de 1951 a Santa indica a data da aparição da Virgem em Fontanelle: dois meses precisos após o confessor companhar Pierina para ver o Papa para entregar a mensagem.
  
Nisto, o Pe Confessor, não queria nunca executar esta tarefa e conseqüente aparição em Fontanelle, a previsão depende da vontade do Confessor,  que foi  adiada por 15 anos.
 
(Por interesse de outros Pierina consegue encontrar o Papa em CastelGandolfo em 08 de agosto de 1951, de acordo com uma testemunha que também foi escrito: "O Santo Padre se inclinou sobre o vidente, que estava  ajoelhada e humildemente disse:" Filha, tem correspondido à graça da Virgem? Você ficou melhor? "Por favor, querida filha, ore também para nós".)
 
"A Virgem não deixará de cumprir o prometeu (ou seja, aparição em Fontanelle e bênção da Fonte) só não será concedido o mérito de suas graças  às pessoas inativas e temerosas." - Palavras de Santa Maria Crucificada Da Rosa - 22 de maio de 1951. "


  De 13 de maio até 1º de junho de 1953, Pierina esteve em Castelpocognano, com sua amiga Lúcia, visitou o Santuário franciscano de Verna. Ali sofreu por causa do aparecimento de chagas e feridas da Paixão de Cristo, a partir daí não citou mais nenhuma doença.
  Em Julho de 1954 o Padre Ilário Moratti é autorizado a organizar os escritos do diário de Pierina. Em março de 1960, o segredo foi entregue a ele num envelope lacrado.
  O Pároco e Abade de Montichiari de julho de 1949 a 1979, auxiliou na causa de Rosa Mística, modelando sua imagem, levando-a em procissão pelas ruas e colocando no centro da Igreja.


O SEGUNDO PERÍODO DAS APARIÇÕES (1960-1966)

   Treze anos depois da última aparição, ocorre novamente na manhã de 5/04/60, a aparição de Nossa Senhora em seu quarto enquando rezava.
   Aparece novamente no dia 6/12/1961 e em 27/04/1965, no início e no final dos trabalhos do Concílio Vaticano II.
  Em 27/02/1966, a Virgem aparece no quarto de Pierina informando sua vinda a Fontanelle, no domingo, 17/04/1966, para tornar milagrosa a água da fonte.
  3 aparições em Fontanelle: no dia 13 de maio, pedindo um tanque para os doentes na Fonte da Graça; no dia 9 de junho, festa de Corpus Christi, pedindo que o trigo do campo vizinho fosse enviado ao Papa em Roma e a Fátima para ser transformado em hóstias e, no dia 6 de agosto pediu a União Mundial da Comunhão Reparadora, no dia 13 de cada mês.

 O TERCEIRO PERÍODO DAS APARIÇÕES (1966-1991)

 Na primeira aparição em Fontanelle, Nossa Senhora revelou a missão definitiva de Pierina: "A tua missão é no meio dos doentes e necessitados."
  No dia 15/11/1966, no quarto em Bréscia, Nossa Senhora repetiu sua missão. Ela pediu autorização ao Bispo (17/11) para residir próximo a Fontanelle. Então Pierina teve o desejo de morar em Montichiari.
  No dia 25/04/1968, enquanto estava sendo inaugurado em Montichiari na Roca de Maria, Mãe da Igreja, o recanto para os padres idosos da obra Os Voluntários do Sofrimento ou Silenciosos Operários da Cruz, fundada por Monsenhor Luís Novarese, Pierina tinha visão de Rocca e avistou um arco-íris e no meio dele Nosso Senhora, demonstrando carinho por esta obra.
  Naquele mesmo ano, Pierina agradecendo a hospitalidade despediu-se da Irmãs do Lírio e foi morar em Montichiari, em uma casa próxima a Igreja.
  Nós não sabemos o dia exato, mas perto de 12 de outubro de 1968 ocorre uma aparição em Montichiari, em casa. Pierina ficou aqui cerca de dois anos. Enquanto isso, os devotos benfeitores construíram uma casa em um terreno adjacente, sendo doada para a vidente.



Foto ATUAL : Casa doada pelos devotos benfeitores 

Foto NOVA



Foto NOVA

Foto ATUAL: Estatua de N. Sra. que se encontra nas proximidades da casa de Pierina




  A casa está localizada na localidade de Broschetti, dois quilômetros do centro de Montichiari e três quilômetros da vila de Fontanelle, onde Pierina, pela proibição imposta pela autoridade eclesiástica para não ir a fonte, apesar dos desejos da Virgem. Ela gostaria de acomodar todos os que sofrem e os peregrinos.

  Na aparição de 27/07/1969, Nossa Senhora manifestou o desejo da construção da Casa da Fonte, apoiada pelo Monsenhor Rossi.
  Em 17/04/1971, Nossa Senhora pede que construa uma capela particular, um oratório para ela e os peregrinos.
  Em 25/07/1971, Nossa Senhora já aparece na capela da nova casa, apresentando um programa para o cenáculo de oração comum e convite para rezar o Rosário.
  Nesse período surge um grande divulgador da devoção a Rosa Mística. Trata-se do Pe Taddeo Laux, dos Padres Salvatorianos de Bad Wurzach. Começou a guiar romeiros alemães para Fontanelle até sua morte em 1994. Especialmente na fabricação e divulgação da imagem da Rosa Mística. As imagens chegaram a Roma, Argentina, Austrália, Brasil e a ex-União Soviética e ao Mundo Todo.
  Ao longo deste período, ou seja, enquanto viveu, teve o dom inestimável da freqüentes aparições da Virgem. Esta foi a mensagem na maioria dos casos em situações particulares. Muitas vezes, também foram incentivos para continuar a obra, as bênçãos para aqueles que estão empenhados como o Padre Taddeo.
  Naturalmente, todas as mensagens constitutivos da devoção a Rosa Mystica foram recebidos em 1947 e em 1966.

  A casa de Pierina é um ponto de referência para os peregrinos. A vidente estava sempre pronta para interceder não só para quem pediu a oração, mas, também para consolar, aconselhar e para fazer obras de conversão.

Foto NOVA: Vista do Oratório de Pierina no interior de sua casa

Foto NOVA: Altar do Oratório da vidente

Foto NOVA: Imagem de Rosa Mística que se venera no Oratório de Pierina





 Particularmente assitia aos doentes, que chegavam a fonte. E fez isso por muitos anos. Os últimos anos de vida de Pierina foram entristecidos por várias doenças até que ela foi obrigada a passar seus dias em uma cadeira de rodas. No final de 1990 o estado de saúde se agravou, e morreu pacificamente em 12 de janeiro de 1991.


Foto NOVA: Quarto e cama onde faleceu Pierina

Foto NOVA: Tumba de Pierina Gilli no cemitério de Montichiari



Foto NOVA: Peregrinos junto a tumba de Pierina Gilli

Foto NOVA: Tumba de Pierina Gilli há mais de 20 anos


Foto NOVA: Peregrinos rezando no Oratório da vidente



________________________________________________