SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

DEVOCAO À MARIA ROSA MÍSTICA


   A veneração a Maria como Rosa Mística remonta aos primeiros séculos do Cristianismo. O Hino Acatista, das igrejas do Oriente, tem a invocação "Maria, Rosa Mística, da qual saiu Cristo como milagroso perfume"... As ladainhas lauretanas, que datam de 1587, também já traziam a invocação ''Rosa Mística".
   Tanto nos escritos dos Padres da Igreja, como no culto mariano, aparece o título de Rosa Mística, através dos séculos, para louvar a Mãe de Jesus.
   Na Itália, a devoção mais antiga a Rosa Mística está relacionada a uma pequena imagem de Nossa Senhora segurando Menino Jesus no braço esquerdo, tendo na mão direita um galho de roseira com uma flor aberta (na ilustração desta página, aparece coroada e com véu azul, ao centro). Essa imagem foi levada para oMaria Rosa Mística Convento das Irmãs de Caridade em Cormons1737, quando aconteceu um primeiro milagre: do braço e da mão da imagem que segura a rosa, escorreu com um abundância um líquido, como suor. Esse fenômeno aconteceu durante 15 dias. Muitos milagres foram registrados desde a efusão da água milagrosa. Em 1885 foi celebrada de maneira particular, no dia 15 de janeiro, a primeira festa da Rosa Mística de Cormons. 
   Na Alemanha, o Santuário de Rosenberg (diocese de Spira)  abriga uma imagem milagrosa de Nossa Senhora Rosa Mística, venerada desde 1738. No pedestal da imagem estão três rosas: uma vermelha, uma amarela e uma branca. Essa imagem está em um nicho com 13 rosas douradas de cada lado, em fileiras e cachos de 3, 4 e 6 flores (na ilustração desta página, imagem à esquerda, abaixo).
A mais conhecida devoção a Rosa Mística é relacionada a aparições de Nossa Senhora a Pierina Gilli, sob esse título. Esses fenômenos ainda não foram analisados pela Igreja, mas a devoção particular se estendeu por todo o mundo. 3 rosasEm Montichiari, Nossa Senhora Rosa Mística se apresentou em 1947 com três rosas sobre o peito: uma vermelha, uma amarela e uma branca, pedindo oração, sacrifício e penitência.
Essas aparições aconteceram em Montichiari e em Fontanelle, subúrbio de Montichiari, na Itália. Os bispos de Bréscia, desde 1966 até os dias de hoje, proibiram a devoção pública a Rosa Mística. No ano de 2001, o bispo atual, Mons. Giulio Sanguineti, determinou a organização da dispensa dos sacramentos e do culto mariano em Fontanelle, estabelecendo um sacerdote responsável pelo atendimento daquela comunidade. Além disso, uma nova associação de fiéis – Rosa Mistica Fontanelle – foi constituída, para a promoção e divulgação da devoção a Nossa Senhora, na localidade de Fontanelle, sob orientação do Bispo de Bréscia.




TESTEMUNHOS
- Monsenhor Francisco Rossi, Pároco de Montichiari (1949-1971):

   Foi testemunha ocular dos acontecimentos ocorridos nas aparições, faleceu em 3 de abril de 1977, Domingo de Ramos. 
   Era pároco de Gardone, sendo designado para Montichiari de julho de 1949 até 1971. 
   Foi o responsável pela colocação de  genuflexórios no ponto central da igreja, onde Maria colocou seus pés e, depois providenciou a confecção da imagem de Maria Rosa Mística, que fez procissão pelas redondezas e foi colocada na Igreja. Também mandou construir uma pequena capela em Fontanelle e lá colocou outra imagem de Rosa Mística e ordenou que fosse feito um nicho para os romeiros.
   Ele afirmar que os bispos D. Tredici (Brescia), D. Bóscio (arcebispo de Chieti), D. Del Signore (Pesaro), D. Guilherme Bonetti (Fidenza), D. Almici (Alexandria), D. Venâncio (Fátima) estavam convencidos da atutenticidade das apariçoes.
  
- Padre Taddeo Laux - Opus Rosa Mística

   Dirigiu muitas romarias da Alemanha para Montichiari, e teve a iniciativa de mandar esculpir imagens de Nossa Senhora para enviar a Sacerdotes, Religiosos e leigos de diversas comunidades, espalhados por todos continentes.
   Oraganizou em Essen, Alemanha, uma obra com muitos colaboradores, o Opus Rosa Mística.
   Faleceu no dia 2 de março de 1994, mas seu trabalho continuou, sobretudo graças ao dinamismo do Senhor Horst Mehring.




PARTICULARES DESEJOS DE MARIA:

   1. Todo o dia 13 de cada mês seja consagrado a uma especial devoção, um dia dedicado à "Rosa Mística". Cada devoto deve preparar-se espiritualmente nos 12 dias anteriores  orando individualmente;
  A celebração Mariana do dia 13 deve ser centrada sobre a participação fervorosa na Santa Missa e na adoração de Jesus na Eucaristia, e também como um ato de devoção é costume visitar os lugares onde a Virgem é venerada.
  Rosa Mistica deve ser invocada pelos sacerdotes e almas consagradas, as famílias e enfermos .

  2. Sua festa central é em 13 de julho de cada ano, festejando Maria Rosa Mística;

 3. No dia 13 de outubro, também de cada ano seja santificado com a comunhão reparadora. Nossa Senhora pede a União Mundial da Santa Comunhão Reparadora;

 4. A 8 de dezembro, de cada ano, festa da imaculada conceição, celebrar, ao meio-dia, a Hora da Graça Universal, para conseguir o dom da conversão e da santificação;

 5.  São fundamentais, na devoção a Nossa Senhora Rosa Mística, a oração, o sacrifício e a penitência, simbolizados pelas 3 rosas que a virgem traz no peito. Rezar e oferecer os sacrifícios pela almas consagradas, para que as infiéis se convertam e as fiéis se santifiquem sempre mais, e pelo aumento das vocações religiosas e sacerdotais.

  6. A finalidade dessa devoção é também reparar as ofensas contra a Eucaristia, contra o nome do Senhor Jesus, contra os privilégios de Maria, contra a Igreja e o Papa, contra a inocência das crianças e dos simples, contra a sacralidade da vida humana e a santidade da família. Observar os mandamentos, viver as virtudes cristãs, de modo especial o amor aos mais necessitados.

PROMESSAS CLARAS DE NOSSA SENHORA 

  1. Maior abundância de vocações religiosas e renovado anseio de santidade para os sacerdotes e almas consagradas, com o regresso ao espírito dos santos Fundadores;
  2. Numerosas conversões de pecadores inveterados e, sobretudo, de sacerdotes apóstatas;
  3. Uma segura ascensão ao céu com a materna proteção da Senhora, a superabundância das suas graças;
  4. Um miraculoso e salutar bem-estar físico e espiritual para os que visitarem a fonte (os doentes acorram, pois, a esta fonte de graça);
  5. Fontanelle há de tornar-se num farol de oração, de fé e de penitência;
  6. A senhora acrescentou ainda estas palavras: "Montichiari há de vir a ser o monte donde irradiará luz para todo o mundo. Sim, tudo isso acontecerá";
  7. Mas o milagre mais espantoso será o regresso dos filhos à verdadeira e única fé e ao amor para com Deus; seguir-se-á a reconciliação e a verdadeira paz no mundo inteiro.
 _________________________________________________

   Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém. 
  Convidamos todos os Anjos e Santos do Céu, todos os Anjos da Guarda e as almas do purgatório para rezarem junto conosco. Pai Celestial, sob a virtude dos méritos infinitos de Jesus e de Sua Santíssima.  Mãe oramos por seu Coração Imaculado recebe nossas humildes preces, sacrifícios e meritos de toda a sua vida e particularmente a tao dolorosa paixao e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e também os sofrimentos e os méritos de Sua Santíssima.  Mãe dos mártires e santos. Pai Celestial, recebê-los todos com agrado! Tudo seja para sua maior glória e oferecemos para todas as necessidades da sua Igreja, em reparação por todos os sacrilégios, irreverências, pela santificação dos sacerdotes e das almas consagradas ao sacrifício e expiação, pelos presos e doentes, pela conversão dos pecadores, a salvação dos moribundos e alívio das almas do Purgatório. Amém.

  Após um breve exame de consciência, rezamos o CREDO e o ATO de consagração a Jesus Misericordioso.
  Depois se reza o Rosário e algumas orações.


___________________________________________________________________________________

Atualizado em 03 agosto 2011.