SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cátedra de Pedro

São Pedro apresenta aos pastores da Igreja o perfil que devem seguir em sua posição de liderança: o poder na Igreja é serviço, pois a investidura que Jesus fez aos seus apóstolos foi de servir, de trabalhar pelo Reino e não para si mesmos.

Todos tinham uma visão particular a respeito de Jesus, segundo suas próprias expectativas. Mas Pedro falou do que nem mesmo sabia:  “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Naquele momento ele não tinha exata consciência do que dizia, e o próprio Jesus o afirma:  “Não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu”. Deus Pai escolheu o elo de ligação e Jesus o confirmou, concedendo-lhe autoridade. Ouçamos nosso Pedro:
“As três metáforas às quais Jesus recorre são em si muito claras: Pedro será o fundamento rochoso sobre o qual se apoiará o edifício da Igreja; ele terá as chaves do Reino dos céus para abrir ou fechar a quem melhor julgar; por fim, ele poderá ligar ou desligar, no sentido em que poderá estabelecer ou proibir o que considerar necessário para a vida da Igreja, que é e permanece de Cristo. É sempre a Igreja de Cristo, e não de Pedro. Deste modo, é descrito com imagens... o que a reflexão posterior qualificará com a designação de «primado de jurisdição».
Esta posição de preeminência que Jesus decidiu conferir a Pedro verifica-se também depois da ressurreição: Jesus encarrega as mulheres de irem anunciar a Pedro; ...será Pedro a primeira testemunha de uma aparição do Ressuscitado (cf Lc 24,34; 1 Cor 15,5)... Depois, o fato de vários textos-chave relativos a Pedro poderem ser relacionados com o contexto da Última Ceia, na qual Cristo confere a Pedro o ministério de confirmar os irmãos (cf Lc 22,31ss.), mostra que a Igreja, que nasce do memorial pascal celebrado na Eucaristia, tem no ministério confiado a Pedro um dos seus elementos constitutivos.

Esta contextualização... indica também o sentido último deste primado: Pedro deve ser, ao longo dos tempos, o guardião da comunhão com Cristo; deve conduzir à comunhão com Cristo; deve preocupar-se por que a rede não se rompa e assim possa perdurar a comunhão universal. Só juntos podemos estar com Cristo, que é o Senhor de todos. A responsabilidade de Pedro é, assim, garantir a comunhão com Cristo, pela caridade de Cristo, conduzindo à realização desta caridade na vida de todos os dias. (Papa Bento XVI -
Audiência geral de 07/06/2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário