SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Do Tratado sobre o Espírito Santo, de São Basílio Magno, bispo

Dá-se o nome de espiritual a quem j´não vive segundo a carne mas sob a moção do Espírito de Deus, é chamado filho de Deus e tornou-se conforme à imagem do Filho de Deus. E assim como a capacidade de ver só se encontra em olhos sãos, também a ação do Espírito só se exerce na alma purificada.
    Do mesmo modo que a palavra está em nosso íntimo, seja como simples pensamento do coração, ou proferida pelos nossos lábios, assim também o Espírito Santo, quando dá testemunho a nosso espírito e clama em nosso coração Abba, Pai (Gl 4,6), ou quando fala por meio de nós, conforme foi dito: Não sois vós que falais, mas simo Espírito de vosso Pai é que fala através de vós (cf.Mt.10,20).
    Por outro lado, compreendemos o Espírito como um todo que se encontra em cada uma das partes, ao distribuir os seus dons. Somos todos membros uns dos outros, mas possuímos dons diferentes, conforme a graça de Deus que nos é dada...
    Foi Deus quem dispôs os membros do corpo, cada qual como ele quis. Por sua vez, os membros têm solicitude uns para com os outros, pela mútua afeição nascida de sua comunhão no mesmo espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário