SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo

Quem oferece o leite, dá o alimento; e quem oferece a lã, presta homenagens. São estas as duas coisas que esperam do povo aqueles que se apascentam a si mesmos e não as ovelhas: lucros para prover a suas necessidades, honras e aplausos. 
    Há motivo para se entender a veste como honra, pois cobre a nudez. Todo homem é fraco, e, portanto, é frágil o vosso pastor. Aquele que vos governa não é um homem como vós? Tem corpo, é mortal, come, dorme, levanta-se; nasceu, irá morrer. Se refletes no que é em si mesmo, é um homem. Tu, porém, dando-lhe honra a mais, como que lhe cobres a fraqueza. 
    Vede como o próprio Paulo aceitou uma veste do bom povo de Deus... o Apóstolo dá testemunho de ter sido acolhido como um anjo de Deus e de que, se pudessem, arrancariam os olhos para lhos dar. E, no entanto, foi à ovelha doente, à ovelha infeccionada para cortar a ferida e não para manter a podridão. Assim fala: Logo tornei-me vosso inimigo por pregar a verdade? (Gl 4,16). Reparai: aceitou o leite das ovelhas, como lembramos acima, e vestiu-se com a lã, mas não deixou de cuidar das ovelhas. Porque não buscava seu interesse, mas o de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário