SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A PIPOCA


A pipoca, culinária simples, parece-me uma brincadeira de criança, deliciosa, um milho mirrado de grãos redondos e duros, mas que examinada por uma visão filosófica e teológica nos conduz a reflexão. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.
A pipoca revela-se então como nutriente do pensamento que põe-se a estourar e pular como pipoca numa panela. Numa reflexão teológica, o milagre do milho da pipoca representa a passagem da morte para a vida, a ressurreição de Cristo. A transformação a que devem passar os corações dos homens para que venham a ser o que devem ser: semelhantes ao de Jesus! O milho da pipoca é o nosso coração: duro, quebra dente, impróprios para comer; pelo poder do fogo (espírito santo) pode, repentinamente, transformar-se em outra coisa – voltar a ser como criança: puro!
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre.
Assim acontece com nosso coração, que deve experimentar o fogo do Espírito Santo para transformar-se. Quem não experimenta o poder do Espírito de Deus fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, para que isto aconteça, muitas vez temos que enfrentar situações que nunca imaginamos. Dor. Pode ser acontecimento externo: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Poder ser, interno: pânico, medo, ansiedade, depressão.
Deus de misericórdia, não quer que soframos, por isto está sempre disposto a nos ajudar, basta que busquemos seu auxílio: Ele pode transformar o milho duro da pipoca, fechado em si mesmo, que não sabe da suas capacidades, pelo fogo do Espírito Santo a transformação acontece: PUFF!! e o coração aparece de outra forma, completamente diferente, semelhante ao de Jesus Cristo, revelado nas Escrituras Sagradas.
Em Minas, todos sabem o que é piruá, aquele milho de pipoca que se recusa a estourar. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que os acontecimentos em sua vida indicam que está no caminho errado, não buscam o fogo do Espírito Santo, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Ignoram os ensinamentos de Jesus: “Quem preservar a sua vida vai perdê-la”. A presunção e o pecado são a casca dura do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ter o coração duro a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. “A verdadeira felicidade consiste em fazer felizes as pessoas que te cercam”, fazendo o que Cristo ensinou: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo. Então, volte-se para o Divino Pai Eterno com todo seu coração, para que com o fogo do seu Espírito você se torne uma pipoca, divulgando o Amor fraterno, deixando de ser um piruá, cujo destino final será o “fogo eterno da morte”.

Uma adaptação do texto de Rubem Alves.

Um comentário:

  1. Parabén pela linda mensagem da Pipoca..que deixemos de ser Piruá..e passemos assim sermos pipoca...deixando a transformaçao acontecer com o fogo do Espirito Santo...

    ResponderExcluir