SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

terça-feira, 30 de julho de 2013

O Tratado da Verdadeira Devoção (183-184)

CAPÍTULO SEXTO
FIGURA BÍBLICA DESTA PERFEITA DEVOÇÃO:
REBECA E JACÓ

 
183. De todas as verdades que acabo de escrever, em relação à Santíssima Virgem e a Seus filhos e servos, dá-nos o Espírito Santo, na Sagrada Escritura, uma imagem admirável: a história de Jacó, que recebeu a benção de seu pai Isaac, devido aos cuidados e diligências de sua mãe Rebeca. Ei-la, como a narra o Espírito Santo (Gn 27). Depois acrescentarei a sua explicação.

Artigo Primeiro
Rebeca e Jacó
I. História Bíblica
 

184. Esaú tinha vendido o direito de primogenitura a seu irmão Jacó (Gn 25, 33). Vários anos mais tarde, Rebeca, mãe dos dois irmãos, que amava ternamente Jacó, assegurou-lhe esta primazia por meio dum santo expediente, todo cheio de mistérios. Isaac, sentindo-se muito velho, quis abençoar os seus filhos antes de morrer. Chamou então Esaú, o filho que amava, e ordenou-lhe que fosse caçar alguma coisa para ele comer a fim de em seguida lhe dar a sua benção. Rebeca avisou imediatamente Jacó do que se passava e mandou-o buscar dois cabritos do rebanho. Logo que este os entregou à sua mãe, ela preparou deles, para Isaac, o que sabia que ele gostava. Vestiu Jacó com as roupas de Esaú, que ela guardava. Cobriu-lhe as mãos e o pescoço com a pele dos cabritos, para que o pai, que era cego, julgasse, pela pele da mão, que era Esaú, embora ouvisse a voz de Jacó. Efetivamente Isaac, surpreendido ao ouvir-lhe a voz, que julgou ser a de Jacó, mandou-o aproximar-se. Tendo-lhe apalpado as mãos cobertas de pele, disse que, na verdade, a voz era de Jacó, mas que as mãos eram de Esaú. Depois de ter comido e de ter aspirado, ao beijar o filho, o aroma do seu vestido perfumado, abençoou-o, desejando-lhe o orvalho do Céu e a fecundidade da Terra. Estabeleceu-o senhor de todos os seus bens, e concluiu a benção por estas palavras: “Aquele que te amaldiçoar, seja também maldito, e o que te abençoar seja cumulado de bênçãos” (Gn 27, 29). Mal Isaac terminara de pronunciar estas palavras, entrou Esaú trazendo já preparado o que tinha apanhado na caça, para que o pai o abençoasse em seguida. Este Santo Patriarca ficou tomado de extrema surpresa, ao compreender o que se tinha passado. Mas, longe de retratar o que fizera, confirmou-o,pois reconhecia neste proceder, claramente, o dedo de Deus. Então, Esaú irrompeu em grandes brados, como nota a Escritura, e, vociferando contra a fraude do irmão, perguntou ao pai se tinha só uma benção. Notam neste ponto os Santos Padres que Esaú é a imagem daqueles que, conciliando facilmente Deus com o mundo, querem gozar ao mesmo tempo as consolações do Céu e da Terra. Isaac, movido pelos gritos de Esaú, abençoou-o por fim, mas com uma benção terrena, e submetendo-o ao irmão. Concebeu Esaú, por isso, ódio tão profundo contra Jacó, que, para matá-lo, só esperava pela morte do pai. E Jacó não teria podido evitar a morte, se Rebeca, sua querida mãe, o não tivesse salvado pelas diligências e pelos bons conselhos que lhe deu, os quais ele seguiu com fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário