SEJAM BEM VINDOS!

Povo de Deus, este Blog tem a intencão de divulgar a devoção a Nossa Senhora da Rosa Mística. Que Maria abençoe a todos com suas graças e muitos dons para podermos evangelizar e colocar no caminho da salvação nossos irmãos queridos.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Tratado da Verdadeira Devoção a Maria (185-189)

II. Explicação da História

185. Antes de explicar esta história, tão cheia de beleza, é preciso notar que, segundo todos os Santos Padres e intérpretes da Sagrada Escritura, Jacó representa Jesus Cristo e os predestinados, enquanto Esaú figura os réprobos. Basta examinar o procedimento dum e doutro para verificá-lo. 
Esaú, figura dos réprobos
1) Esaú, o primogênito, era forte e robusto de corpo, destro e hábil no manejo do arco e na arte da caça.
2) Quase não parava em casa e, confiando apenas na sua força e engenho, trabalhava sempre fora.
3) Não se esforçava muito por agradar a Rebeca, sua mãe, e não fazia nada por ela.
4) Era tão guloso, e apreciava tanto a comida, que vendeu o direito de primogenitura por um prato de lentilhas.
5) Como Caim, era muito invejoso de seu irmão Jacó, que encarniçadamente perseguia (Gn 4, 8).

186. Eis a conduta diária dos réprobos:
1) Fiam-se na sua força e diligências para os negócios temporais. São muito fortes, muito hábeis e esclarecidos para as coisas da Terra, mas muito fracos e ignorantes nas coisas do Céu.

187. 2) Por isso: Nunca ou quase nunca permanecem em sua casa, ou seja, no seu íntimo (Mt 6, 6). O íntimo é a casa interior e essencial que Deus deu a cada homem para que, a seu exemplo, nela habite, pois Deus permanece sempre em si mesmo. Os réprobos não amam o recolhimento, nem a espiritualidade, nem a devoção interior, e têm por espíritos fracos, piegas e selvagens os que são interiores e retirados do mundo, e que trabalham mais interior que exteriormente.

188. 3) Os réprobos pouco se preocupam com a Devoção à Santíssima Virgem, Mãe dos predestinados. É verdade que não a odeiam formalmente. Algumas vezes tributam-lhe louvores, dizem que a amam, e praticam até alguma devoção em sua honra. Mas, de resto, não suportariam que alguém a amasse ternamente, porque não têm para com Ela as ternuras de Jacó. Acham sempre algo a dizer contra as práticas de devoção a que se entregam fielmente os bons filhos e servos de Maria, para merecer o seu afeto. Não julgam esta Devoção necessária para a salvação, e acham que basta não odiar formalmente a Santíssima Virgem e não desprezar abertamente a sua Devoção. Julgam ter ganhado a estima da Santíssima Virgem e ser Seus servos só por rezar ou resmungar algumas orações em sua honra, sem ternura para com Ela e sem correção da própria vida.

189. 4) Estes réprobos vendem o seu direito de primogenitura, isto é, os gozos do paraíso, por um prato de lentilhas, que são os prazeres da Terra. Riem, bebem, divertem-se, jogam, dançam etc, sem se preocuparem, como Esaú, de se tornar dignos das bênçãos do Pai celeste. Numa palavra, só pensam na Terra, só amam a Terra, só falam e agem para a Terra e seus gozos, vendendo por um breve momento de prazer, por uma vã fumaça de honra e um pedaço de Terra dura, amarela ou branca, a graça batismal, a veste da sua inocência, a sua herança celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário